terça-feira, 17 de abril de 2012

CONTRA O CORTE NO ORÇAMENTO DE C&T



Membros do CCT apoiam manifesto contra corte no orçamento do MCTI

No dia 4 de abril, membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e representantes da sociedade civil declararam publicamente apoio ao manifesto que pede a revisão do corte no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O apoio "decorre da certeza de que investimentos em C,T&I são fundamentais e prioritários para assegurar o desenvolvimento sustentável, econômico e social do País", diz o documento.

Confira a íntegra da nota dos membros do CCT no link: http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/arquivo_329.doc.

O manifesto pedindo a revisão do orçamento do Ministério foi publicado no jornal Folha de São Paulo, no dia 20 de março, e é assinado por dez entidades, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Nele as entidades ressaltam que os repetidos cortes e contingenciamentos de recursos destinados à pesquisa científica e à inovação são incompatíveis com os recentes compromissos do governo para manter o status conquistado pelo Brasil, hoje dono da sexta maior economia do mundo e reconhecido como uma nação de liderança global.

"A pesquisa científica e tecnológica é base para inovação e para a formação de recursos humanos qualificados, com impactos significativos no crescimento e na geração de riquezas. Em países vencedores no campo da inovação, o investimento é fruto de aportes relevantes tanto do setor privado quanto do público."

Leia a íntegra do manifesto: http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/arquivo_328.pdf.

(Ascom da SBPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário